A premiada pianista e compositora carioca, Monique Aragão, lança seu 10º álbum individual, “Notívagos”, com show na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. Primeira produção em parceria com o selo de Lo-Fi, Sleep Tales, Notívagos é um convite a “despressurizar” da vida agitada que o dia-a-dia nos impõe, através de um induzido passeio noturno e encontro com os seres da noite, representados por cada faixa do disco, a convite da Deusa da Noite, Nyx, que dá título à faixa de abertura do álbum. Ao longo do percurso sonoro, conhecemos “Morcegos”, “Vagalumes”, “Estrelas”, “Corujas” e outras figuras noturnas, até chegar ao derradeiro “Hypnos”, o Deus do Sono, que evoca “Morfeu”, o Deus dos Sonhos.
A ideia de lançar Notívagos pelo Sleep Tales, partiu do CEO do selo e músico, Daniel Sander (aka colours in the dark) e Monique considerou um desafio e tanto. “Dani é meu aluno há alguns anos. Já estudou canto e agora está no piano. Um dia, ele me pediu uma ou duas músicas para uma compilação de piano do selo. Compus uma e pensei ‘não é tão relaxante’. Outra e pensei a mesma coisa… E assim foi. Preparei dez faixas e mostrei, com um certo receio“, lembra Monique, que nunca tinha sequer ouvido Lo-Fi antes.
Já Daniel adorou o resultado e “Notívagos” vem inaugurar uma nova frente do selo, que agora vai ampliar o espectro musical, passando a lançar outros gêneros também, além do Lo-Fi. “O álbum da Monique, de piano acústico, é o primeiro do Sleep Tales fora do Lo-Fi. Ou seja, sem batidas de fundo, nem outros instrumentos – apenas piano. Pretendemos expandir os nossos horizontes um pouco mais, daqui pra frente“, adianta ele.
No concerto, Monique vai intercalar os repertórios de “Notívagos” e “Seis Estudos para Mão Esquerda” (Mills Records), o seu trabalho anterior, lançado em 2022 e ainda inédito ao vivo. A pianista classifica este disco como ligado ao dia, o que faz um contraponto com as músicas noturnas de “Notívagos”. “Percebo um contraste interessante entre os álbuns, como se fossem dia e noite. Já estou com os dois repertórios bastante ensaiados e descobri um jeito de juntá-los“.
Imperdível esse concerto. Então, anota aí: dia 17 de junho, sábado, a partir das 20h, na Sala Cecília Meireles, na Lapa, Rio de Janeiro. Nos vemos lá!
Para conhecer mais o trabalho de Monique: