A norueguesa Sheila Simmenes faz samba nórdico em prol da comunidade LGBTQIA+

Com a participação do lendário percussionista Robertinho Silva, a cantora, compositora e multi instrumentista norueguesa Sheila Simmenes lança o single “Here We Are” e traz uma importante mensagem de igualdade e aceitação das diferenças em defesa da comunidade LGBTQIA+, a tempo de celebrar, no dia 28 de junho, o Dia Internacional do Orgulho Gay. A faixa é um samba-jazz-nórdico e mescla as diferentes facetas da artista renomada internacionalmente e que em breve lançará seu primeiro álbum solo, após uma série de singles mensais.

“Here We Are” é uma celebração aos amores plurais e múltiplos e foi escrita como um convite a libertar-se de expectativas, limitações e preocupações. Como mulher cisgênero e heterossexual, Sheila Simmenes reconhece a importância de se colocar como uma simpatizante e defensora dos direitos e das causas da comunidade gay. Não basta respeitar, é preciso se posicionar.

Eu estava cansada de sentir que nunca era o suficiente – e que eu tinha que diminuir minha luz, minha expressão ou desejos para caber na caixa de outra pessoa, do que achavam que eu deveria ser. É preciso ser mais do que curtir a balada e celebrar o Mês do Orgulho. Precisamos trabalhar ativamente para tornar nossas comunidades melhores para todos. Envolva-se com suas organizações locais. Fale e não tolere microagressões, discriminação ou legislação anti-LGBT”, declara.

Na sonoridade,  Simmenes mistura música brasileira a ritmos folclóricos nórdicos, passando pelo jazz e neo-soul e desafia as classificações de gênero. De Bergen a Ipanema; da música orgânica à eletrônica, ela vai da Kristiansand Symphonic Orchestra ao EDM, do country ao folk e do jazz ao soul, fazendo do seu primeiro trabalho solo uma amostra da sua versatilidade.  Sheila buscou um som vintage, orgânico e 100% analógico, enquanto as letras trazem o português brasileiro, o inglês e o norueguês.

Acompanhando Sheila, vêm o violão de 8 cordas de Per Olav Kobberstad, que se une a Fredrik Sahlander, no baixo, ao pianista Eirik Ask (Drongo), a Michael Bloch no sax, ao violino de Yeisy Rojas e percussões do brasileiro Robertinho Silva, fera da música brasileira, que dispensa comentários.

“Here We Are” foi produzida e gravada por Sheila Simmenes e Bjørn Ole Rasch (Secret Garden, Annbjørg Lien), no Kongshavn Studio, com os técnicos Jaran Gustavson e Roald Råsberg. Foi mixada por Nils Wingerei e masterizada por Morgan Nicolaysen. Vocais, violões e percussões foram gravados no Master Studio 112, no Rio de Janeiro, com o produtor Marcelo Frisieiro.

Ouça aqui:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *