Lucas Bezerra – Transito (2021, Cantores del Mundo)
Cotação: 3/5
Natural do Ceará, Lucas Bezerra apresenta no EP Transito trabalho resultante de sua experiência entre o Nordeste e o Rio de Janeiro. Unindo ijexá, poesia, as canções violeiras nordestinas e os sons do sertão e do litoral, o artista se apresenta ao público em sonoridade contemporânea.
As quatro faixas do EP são norteadas pelas cordas, tocadas pelos músicos Arthus Fochi e Diogo Sili, e crescem com os arranjos que adicionam texturas diferentes às canções. Dentro da abertura introspectiva, por exemplo, metais e percussão ajudam a levantar “Prece A Xangô”, composição do artista em parceria com Arthur Dantas em que idealiza um mundo melhor.
A segunda canção, “Transito”, é faixa de apresentação, onde Lucas fez convite certeiro a Juliana Linhares, cantora e integrante da banda Pietá, que discute com propriedade a cultura nordestina em seu álbum Nordeste Ficção, lançado recentemente. A gravação mostra os artistas afirmando suas referências em diálogo entrosado, que resulta em dueto de qualidade.
O cancioneiro de Fagner e Geraldo Azevedo também é reverenciado em “Alumínios de Cristal”, em letra que o artista homenageia a mãe, apresentando seu cotidiano e lembranças. O solo de acordeon e as melodias da viola embelezam a terceira faixa, que mesmo em versão tocada apenas no violão já se caracterizaria como uma grande canção nordestina contemporânea.
O EP encerra com “Andarilho”, a faixa mais contagiante da obra, marcada pelo toque do agogô. Sons de água e timbres de guitarra e baixo bem escolhidos criam a sonoridade da canção serena, que fala sobre religiosidade e migração e foi lançada originalmente como single em dezembro de 2020.
Transito é uma apresentação de Lucas Bezerra. Exibe suas influências e mostra suas habilidades como compositor, que são acrescidas de arranjos que ajudam a sustentar as canções. Sendo um trabalho introdutório, mostra possíveis caminhos que serão seguidos pelo cantor em sua obra, que começa a ser construída.
Ouça aqui: