Bia Ferreira lança clipe filmado em Lisboa e anuncia tour internacional

A cantora, compositora e multi-instrumentista, Bia Ferreira, lança o clipe da faixa “A Conta Vai Chegar”, que integra o álbum “Faminta”, lançado em 2022. Com realização de Alets e direção e produção de TAUMKAOSAKI, o clipe foi filmado durante sua World Tour de 2023 e conta com a participação de personagens expoentes do movimento afro-cultural de Portugal. Assista abaixo!

SOBRE A GRAVAÇÃO

Bia Ferreira e a Coletivo Aurora Negra
Foto: Reprodução

A escolha da locação foi simbólica: o Cais das Colunas, às margens do Rio Tejo, onde o primeiro navio negreiro da história aportou, em frente à Praça do Comércio (Lisboa). Lá, os portugueses comercializavam os africanos escravizados.

“Essa música é uma profecia. É quando você profetiza coisas para um futuro não tão distante, sabe? ‘A Conta Vai Chegar’ fala sobre dívida histórica, sobre reparação, sobre como é importante que as pessoas negras e originárias, que sofreram com a colonização, consigam cobrar essa conta. A falta de oportunidades que temos na vida vem muito por essa dívida que o devedor não quer pagar. Então acho que essa canção vem como uma motivação, um ímpeto para que consigamos cobrar o que é nosso”, explica.

Dona Ilda, Cláudia Simões e Bia Ferreira
Dona Ilda, Cláudia Simões e Bia Ferreira
Foto: reprodução

Bia também trouxe para o videoclipe de “A Conta Vai Chegar” duas figuras muito importantes do movimento afro-cultural português. Uma delas é Ilda Vaz, líder das batucadeiras Bandeirinhas Pan-Africanistas, da comunidade Boba, um coletivo de mulheres cabo-verdianas empregadas domésticas que encontraram no batuque e na música a sua válvula de escape das mazelas do cotidiano.

A outra personagem é Cláudia Simões, mulher negra portuguesa, símbolo recente da resistência à violência racista da polícia lusitana. Em 2020, Cláudia foi covardemente agredida por policiais porque não possuía no momento um cartão de transporte de ônibus de sua filha menor de idade. Ela foi tirada do veículo pela guarda e foi ferozmente espancada. Atualmente o seu caso corre na justiça portuguesa, que se recusa a reconhecer os excessos cometidos pela corporação. Em novembro de 2023, Bia realizou um show beneficente em Lisboa para captar recursos para o processo, que ainda está em curso.

Bia Ferreira e o Coletivo Aurora Negra 03
Bia Ferreira e o Coletivo Aurora Negra Foto: Reprodução

“Eu conheci as batucadeiras da Bandeirinhas Pan-Africanistas, conheci várias pessoas especiais que foram me situando como funciona o movimento negro em Portugal. Foram me introduzindo nesse lugar. A socióloga Cristina Roldão e a atriz Isábel Zuaa fizeram a ponte entre mim e várias pessoas desse movimento. E eu acho que cada vez mais tenho me aproximado da realidade e da luta do movimento negro em Portugal. Tenho sido muito acolhida. Inclusive, esse clipe conta com a participação da companhia de atores e atrizes Aurora Negra, que faz parte desse movimento”.

Desde 2018, Bia se apresenta em Portugal e leva pra lá as questões raciais, políticas e sociais que fazem parte de seu repertório. Ela percebia que, por lá, o debate sobre o racismo não estava tão avançado quanto no Brasil e, a partir de 2023, conectou-se com ativistas do movimento afro-cultural da terra de Camões.

O clipe de “A Conta Vai Chegar” marca a união do ativismo racial brasileiro de Bia Ferreira com expoentes do movimento afro-cultural de Portugal, denunciando que não importa em qual lado do Atlântico se esteja, as demandas por dignidade e contra a violência têm as mesmas urgências.

TOUR INTERNACIONAL

Desde 2023, Bia Ferreira tem se destacado no cenário internacional. Em 2024, seu primeiro show aconteceu em janeiro, em Nova York, como a única representante brasileira em um dos principais festivais de world music do mundo, o globalFEST, no Lincoln Center. Em fevereiro, embarcou para a sua primeira turnê no Canadá, fazendo parte do Black History Month. Em março, foi destaque em um dos maiores festivais de inovação e criatividade do mundo, o South by Southwest (SXSW), com três apresentações aclamadas por público e crítica que a acompanharam em Austin, no Texas (EUA). Depois das apresentações nos EUA e no Canadá, até junho, ela segue fazendo shows internacionais. Ao final do primeiro semestre, ela vai ter realizado 36 concertos em 9 países de 3 continentes, passando, ainda, por Bélgica, Alemanha, Espanha, Portugal e Colombia. Essas apresentações fazem parte da estratégia de internacionalização da carreira da artista.

ASSISTA AO CLIPE

FICHA TÉCNICA

Realização: Alets
Direção e Direção de Fotografia: Pedro Barros (TAUMKAOSAKI)
Assistência de Direção: Mílian Dolla (TAUMKAOSAKI)
Produção de set: Letícia Tie
Styling: Isabél Zuaa
Beleza: Louphy
Montagem e Cor: Rodrigo de Carvalho
Figuração: Admila Cardoso, Cláudia Simões, Cleo Diára, Iilda Vaz, Isabél Zuaa, Márcia Mendonça, Nádia Yracema e Paulo Pascoal
Agradecimento: João Innecco