No último dia 26 de setembro, o projeto Underground: Os Grooves Raros do Brasil homenageou o lendário cantor, compositor e multi-instrumentista Marku Ribas. Com novas versões de seus clássicos, o tributo destacou a profundidade e diversidade sonora que sempre definiram sua trajetória.
A homenagem foi idealizada em 2023, ano em que o álbum Underground completou 50 anos. Além disso, 2023 também marcou os 40 anos do disco Marku e 10 anos desde o falecimento do artista, em 2013.
Lurdez da Luz, rapper e cantora, trabalhou junto com o arranjador e produtor Paulo Serau para recriar faixas icônicas como “Zamba Ben” e “Barrankeiro”. Além disso, o projeto contou com a participação especial de BNegão, que emprestou sua voz poderosa à faixa “Terra Livre”, uma nova versão de Barrankeiro.
Marku Ribas, conhecido por sua habilidade de combinar ritmos brasileiros com influências globais, também foi celebrado na faixa “Ben Bella”. Essa canção destacou sua carreira internacional, que incluiu gravações com os Rolling Stones e o período que passou no Caribe.
A arte visual do projeto foi criada pela artista Criola, que trouxe um impacto visual significativo. Ela é reconhecida por suas obras em murais urbanos e por ter desenhado o uniforme da seleção de skate nas Olimpíadas de Paris.
Assim, Underground: Os Grooves Raros do Brasil não apenas reviveu a obra de Marku Ribas, mas também reafirmou sua contribuição única à música brasileira e mundial.
Ouça aqui: